Projetos

Missão Casa Claret - São Tomé e Príncipe

A missão foi inaugurada na cidade da Trindade no dia 15 de Agosto de 2012. Casa Claret é o espaço de acolhimento aos Voluntários Portugueses que participam numa experiência transformadora e missionária junto das pessoas, instituições e comunidades de São Tomé.

Casa Claret é também o nome da missão onde procuramos que os nossos voluntários dediquem o seu tempo e as suas competências ao povo são tomense numa clara opção pela educação e saúde, em colaboração com líderes, colaboradores e voluntários sãotomenses.

As verbas angariadas junto dos nossos benfeitores, empresas, comunidades, escolas e outras instituições são destinadas a apoiar esta missão. Procuramos com as nossas acções realizadas em Portugal, assegurar a sustentabilidade desta Missão até 2021, assim como o envio de novos missionários para o bem da população local.

Escolinha Claret

A partir de Casa Claret nasceu a Escolinha. É um programa de desenvolvimento educacional que apoia crianças carenciadas na Trindade. É coordenada por voluntários portugueses e colaboradores santomenses. Tem como objectivo formar Homens e Mulheres que possam contribuir para uma sociedade melhor!

Desde Janeiro de 2013 contamos com um espaço próprio onde damos apoio extra escolar diário numa média anual de 30 crianças, dos 6 aos 10 anos.

As crianças ganham mais hábitos de estudo e recebem um lanche diário para colmatar a alimentação. Realiza diversas actividades de tempos livres. Anima a família para a missão educativa e promove uma cidadania activa e baseada nos valores cristãos.

Actualmente, enviamos materiais escolares, brinquedos, papas, farinhas lácteas, leite em pó para a Escolinha e para outras instituições e roças... em sintonia com Casa Claret, Banco de Leite e Cáritas de São Tomé.

Sala de Informática

Em Setembro de 2016 abrimos a Sala de Informática, re-utilizando muitos materiais informáticos enviados desde Portugal. Aqui as crianças da Escolinha iniciam e aprofundam os seus conhecimentos de informática. Graças aos donativos e aos engenhos dos nossos colaboradores foi possível dispor desta ferramenta para as nossas crianças.

Amigos da Escolinha - Apadrinhamento à distância

O programa tem como objectivo criar uma relação de médio a longo prazo entre as crianças santomenses e os seus AMIGOS. Além disso, permitirá a troca de correspondência e a visita ao terreno, sob a orientação dos responsáveis da PROCURA.

Com um contributo regular é possível fazer a diferença! Desta forma o programa assegura os meios necessários para um apoio sustentável e continuado, para que estas crianças possam concretizar os seus sonhos, venham a ser pessoas inseridas no mundo e capazes de o transformar.

Para se inscrever no programa AMIGOS DA ESCOLINHA dirija-se por escrito a apadrinha.escolinha@gmail.com

e marque uma reunião para obter todos os esclarecimentos.

Participe e colabore nesta bela aventura!